CONSULTAS
OBSTETRÍCIA

Do latim obstare, significa “estar ao lado” da parturiente. O modelo de obstetrícia praticado pelos profissionais da Casa Moara, é conhecido como parto humanizado e tem por princípio a devolução do protagonismo à mulher, ou seja, é dela o papel mais importante. Cabe aos profissionais que realizam o atendimento estarem junto dela, atentos à evolução do trabalho de parto e prontos para intervir, se necessário. A prática está fundamentada na Medicina Baseada em Evidências, que considera não apenas a opinião de especialistas, mas principalmente o resultado de estudos clínicos com parâmetros científicos. Parto hospitalar e domiciliar.

 

Consultas de pré-natal com médicos obstetras ou obstetriz/parteira.

 
PARTEIRAS CONTEMPORÂNEAS

Enfermeiras obstetras, obstetrizes ou parteiras graduadas. Essas profissionais de saúde procuram atender ao parto respeitando a natureza feminina e confiando na capacidade ancestral das mulheres de dar à luz. A especialidade é o acompanhamento da gravidez e do parto normais, mas também estão preparadas para utilizar toda a tecnologia disponível atualmente, de maneira adequada a cada situação. O atendimento é voltado para mulheres que procuram um cuidado sensível, individualizado e capaz de atender a suas necessidades físicas e emocionais. De forma natural, acolhedora e, ao mesmo tempo, com toda a segurança.


Nas consultas de pré-natal além dos cuidados essenciais no atendimento à gestante, há tempo para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre o parto, o pós-parto e a amamentação. Atendimento ao parto domiciliar e hospitalar.
Apoio à amamentação.

 
GINECOLOGIA

As consultas incluem orientação sobre planejamento familiar, prevenção do câncer ginecológico e acompanhamento ginecológico em geral.

PEDIATRIA

O diferencial do atendimento pediátrico na Casa Moara é a assistência humanizada, ou seja, que busca atender integralmente as necessidades de saúde dos bebês e de suas famílias. Para isso, os pediatras procuram oferecer um atendimento baseado nos mais atualizados conhecimentos científicos, sem recorrer a tratamentos e procedimentos desnecessários. Além disso, são capazes de aliar uma postura crítica e resolutiva no encaminhamento dos problemas à suavidade no trato com os bebês e suas famílias. Voltada para o atendimento desde os primeiros dias de vida, a assistência também contempla situações especiais que envolvem o aleitamento materno: bebês com dificuldades de mamar, que não ganham peso ou cujo desenvolvimento não se mostra adequado.  

 
 
 
PSICOTERAPIA

Contribui para o bem-estar emocional da mulher, mãe, do pai e, por consequência, do bebê. Considerando as características, crenças e sonhos da família, o terapeuta procura buscar com ela os caminhos para a adaptação à nova vida. Faz parte do trabalho acolher a mulher em seus ciclos de vida e da maternidade (gestação, parto, puerpério), às novas tarefas e a esta etapa do ciclo de vida familiar, com suas alegrias e dificuldades. A terapia é centrada nas relações, entendendo a realidade dentro de um contexto, além de abranger as esferas física, mental, emocional e espiritual de cada paciente. Sessões individuais.

 
NUTRIÇÃO

Acompanhamento nutricional, com ênfase em aconselhamento para a reeducação alimentar e a mudança de atitudes alimentares. O trabalho aprofunda as questões pessoais envolvidas na alimentação e na saúde para promover as mudanças desejadas e otimizar a nutrição física, mental e emocional. Consultas individuais para pessoas de todas as idades e ambos os sexos, saudáveis ou não, e públicos específicos como gestantes, mães no pós-parto, bebês iniciando a alimentação complementar e pessoas com compulsões alimentares. Especialmente para gestantes, o trabalho individualizado foca nas demandas nutricionais de cada fase gestacional e do puerpério para promover a saúde mãe-bebê.

 
APOIO À AMAMENTAÇÃO 

Plantão de Aleitamento Atendimento especializado para mães e famílias com dificuldades de amamentação. Para consulta na Casa Moara agende seu horário com a secretaria, ou para atendimento domiciliar converse diretamente com a profissional responsável.

 

Para saber detalhes e condições, que variam de acordo com a região da cidade de São Paulo: Daniela Andretto (11) 98302-9795.

 
MEDICINA ANTROPOSÓFICA

A medicina antroposófica é uma ampliação da medicina acadêmica. As duas baseiam-se no mesmo método para o conhecimento do homem físico, mas a medicina antroposófica vai mais longe ao distinguir outras três organizações além da puramente física – vital, anímica e espiritual. Fundamenta-se no método da Ciência Espiritual ou Antroposofia, fundada na Europa por Rudolf Steiner no começo do século 20.

 

Para saber mais, leia o artigo do Dr. Bernardo Kaliks, médico da Clínica Tobias, aqui.

 

 
PREPARAÇÃO E REABILITAÇÃO PERINEAL

Destinado a gestantes e puérperas, consiste no preparo do períneo para o parto (inclusive com o uso do aparelho Epi-no) e na sua reabilitação após o parto. Baseado em evidências científicas, o atendimento fisioterapêutico é realizado por profissional especializada em ginecologia e obstetrícia, que vem obtendo bons resultados no preparo de mulheres que desejam ser protagonistas de seus partos. Os atendimentos são realizados de forma individual, às segundas-feiras à tarde.

 
ACONSELHAMENTO BIOGRÁFICO

Baseado na antroposofia, medicina que visa compreender o ser humano de forma integrada, o aconselhamento biográfico é um processo terapêutico de apoio ao indivíduo em situações de crise de desenvolvimento pessoal – de relacionamento, profissional ou de saúde. O objetivo é desenvolver capacidades adormecidas, proporcionar um entendimento mais amplo da própria essência e, com isso, aumentar a confiança na vida. Destina-se a qualquer um que busque a compreensão de sua biografia. O atendimento, individual ou em grupos de até quatro pessoas. 

 
ATENDIMENTO DE DOULAS

Doula é a acompanhante de parto profissional. Elas são responsáveis pelo bem estar físico e emocional das mulheres durante o pré-parto, nascimento e pós parto. A presença das Doulas no cenário de atendimento ao parto é comprovadamente uma boa prática para a redução de intervenções desnecessárias. A palavra doula vem do grego, "mulher que serve".

 

Nos atendimentos pré-natal a Doula orienta os casais quanto às expectativas relativas à gestação e o parto, bem como oferece informação sobre os  procedimentos mais comuns, ajudando o casal na preparação física e emocional para a chegada do bebê.

Fotografias por:  Kátia Ribeiro,  Bia Takata, Lela Beltrão, Marcelo Min, Cristiane Pereira e Carla Raiter / Acervo Casa Moara