• Giovanna Balogh

Workshop prepara futuros pais para a paternidade ativa e afetiva


Os homens não são mais coadjuvantes na criação dos filhos. Pai não só troca fralda, dá banho e passeia com o seu bebê. Cada vez mais a nova geração de pais divide os cuidados e a criação dos filhos e também as tarefas domésticas com suas parceiras. A chamada 'paternidade ativa' começa ainda na gestação onde o futuro pai se informa sobre parto, amamentação e tudo mais o que está por vir após o nascimento do bebê.

A Casa Moara irá oferecer agora um curso para pais grávidos: o workshop sobre Tornar-se pai, do projeto Paternidade A (fe)tiva. No curso são feitas dinâmicas específicas sobre o papel do pai frente aos desafios atuais da paternidade na relação com os filhos e a companheira.

"O objetivo é aproximar à história de vida pessoal, medos e fantasias em relação a paternidade e também as diferente possibilidades que podem se abrir para uma relação com uma filha(o) com uma paternidade ativa e afetiva", comenta o psicólogo Renato Fonseca, pai de três e responsável pelo workshop que terá sua primeira edição na Casa Moara no dia 26 de outubro, das 9h às 13h.

Pai de Dora, Tom e Teresa, Renato comenta que o workshop é voltado para pais grávidos e que nele são abordados assuntos relacionados à preparação para o parto e pós-parto. Ele percebeu a necessidade dos homens refletirem sobre a paternidade e o seu papel ao ter que aprender tudo sozinho, sem referências. "Fui pai ativo sem nenhum manual, me joguei na prática desde os partos, que foram todos domiciliares", comenta.

Ele diz que a ideia não é oferecer um manual ou um guia prático à paternidade, mas que cada homem possa encontras suas possibilidades. "Me tornei pai ativo antes de ler qualquer coisa sobre".

Por ser psicólogo, Renato diz que entende que qualquer atividade (como um paternidade ativa) se não for afetiva ou ter o afeto como mobilizador, torna-se penosa e aversivo", afirma. Além do workshop, está previsto um atendimento individual no pós-parto para realizar um acompanhamento e um espaço de reflexão para verificar os assuntos abordados no workshop.

MAIS INFORMAÇÕES

Quando: 26 de outubro

Horário: 9h às 13h

Valor: R$ 350* (com direito a um acompanhamento no pós-parto) Inscrições: pelos telefones: (11) 5092-6436 ou Whatsapp (11) 99358-7862


0 visualização

Fotografias por:  Kátia Ribeiro,  Bia Takata, Lela Beltrão, Marcelo Min, Cristiane Pereira e Carla Raiter / Acervo Casa Moara