Yoga na Gestação: Benefícios para o Corpo e Mente

28/09/2015

 

A prática de atividades físicas durante a gestação é importante para que a mulher se mantenha ativa e encontre bem estar e conforto ao longo das semanas de espera pelo bebê. Entretanto, quando falamos na prática de Yoga na gravidez os benefícios são ainda maiores, pois a atividade transcende a simples prática de exercícios físicos e propõe um momento de conexão com aquele pequeno ser que está em formação. São momentos especiais que aliam atividade física, consciência corporal e meditação.

 

Para a instrutora Ana Paula Malagueta, o “yoga para gestantes é um momento de conhecer-se, entrar em contato com a Sabedoria Feminina e, acima de tudo, ouvir seu corpo, compreender seus movimentos e perceber sua força, seu poder e seu tempo”.

 

Foi o que aconteceu com Andressa Rando Favorito. “Os meus seis meses de yoga para gestantes me permitiram desenvolver essa consciência corporal. Desde o alongamento, que acha o seu ‘novo eixo’, compensando o barrigão, o alívio aos ombros, que agora carregam mamas pesadas, o alívio às pernas inchadas e conforto à lombar. Esse bem estar, combinado com aquele momento de dividir sabedoria feminina, experiências e meditação, se conectando com o bebê, faziam das aulas meu momento preferido do dia”.

 

 

Segundo Katia Barga, também professora de yoga, a prática na gestação contribui muito na preparação para o parto. “Durante as aulas, a gestante aprende a entrar em contato com as sensações do seu corpo, a percebê-las, a respirar melhor”. Ela destaca que “os exercícios também permitem a prática de posturas que poderão ser utilizadas durante o trabalho de parto para alívio da dor, favorecendo a sua evolução”.

 

Grávida pela segunda vez, Ariane Peron praticou yoga na gestação da primeira filha, hoje com 2 anos e 2 meses, e segue com as aulas. Para ela, a conexão com o bebê que o yoga proporciona é muito importante “nesse momento tão especial e único na vida das mulheres”.

 

O grande benefício para o parto, de acordo com Marcelly Ribeiro, que também dá aulas de yoga para gestantes, é o controle da respiração. “Durante as aulas, fazemos muitos Pranayamas, que são exercícios respiratórios, e isso ajuda muito na hora do trabalho de parto para que a mulher se mantenha tranquila, focada e passe pelo trabalho de parto de uma maneira mais suave”, explica. Andressa Favorito conta que teve um parto “fácil”. “Exatamente como visualizei, como me preparei, graças à tudo que aprendi e desenvolvi nas aulas”, acredita.

 

A prática tem diso fundamental também para Isabela Perazza, que está na 34ª semana de gestação. “É o único momento que consigo me concentrar no meu corpo e em minha bebê, sem me preocupar com a lista gigantesca de coisas para resolver no trabalho e em casa”. Ela conta que desliga o celular e procura deixar a ansiedade do lado de fora. “Me faz bem fisicamente, mas principalmente mentalmente. Além de ter contato com outras gestantes e dividir com elas as dúvidas e ansiedades. Não consigo imaginar estar passando por esse momento sem essas duas horinhas semanais de paz”, relata.

 

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