Casa Moara oferece curso de laserterapia para profissionais da saúde

08/05/2018

 

 

A Casa Moara irá oferecer no dia 2 de junho um curso de laserterapia para que os profissionais de saúde saibam utilizar a técnica no pós-parto tanto na cicatrização de uma cesárea, por exemplo, como em fissuras mamilares que são tão comuns no início da amamentação.

 

O curso será dado pela enfermeira, consultora de amamentação e membro da Sociedade Brasileira de Laser, Cristiane da Rocha Ferreira Dias. “A laserterapia é um procedimento que, quando vinculado à consultoria em amamentação e pós-parto, auxilia na redução dos agravos que podem vir a surgir no puerpério”, explica a profissional. Ela comenta que os profissionais podem agregar essa ferramenta em seus atendimentos.

 

Ela ressalta que a laserterapia é um tratamento complementar e não substitui a avaliação clínica e integral da mãe e bebê na amamentação e puerpério. No entanto, a aplicação do laser acelera a cicatrização, alivia a dor e edema (inchaço) nas seguintes situações:

 

- lesões mamilares;

- feridas operatórias de cesárea;

- laceração e episiotomia em períneo;

- sintomas da apojadura;

- processo inflamatório na mastite e no ingurgitamento mamário.

 

 

Sua aplicação também está relacionada à redução da ação de microrganismos patogênicos como os causadores da candidíase mamária, por exemplo.

 

Cristiane explica que o laser utiliza ondas vermelhas e infravermelhas de baixa intensidade que são capazes de penetrar no tecido e estimular os processos biológicos, modulando assim, a inflamação e acelerando a cicatrização tecidual. “A laserterapia é um procedimento rápido e indolor, não necessita nenhum preparo, não impede a amamentação e não traz nenhum prejuízo à mulher ou ao bebê; mostrando-se uma grande aliada na amamentação, diminuindo a dor e os desconfortos que podem ocorrer nesse processo, favorecendo a continuidade do aleitamento pelo tempo que a mãe julgar saudável para ela e seu bebê”, ressalta.

 

Conteúdo do curso:

-aspectos éticos no uso do laser de baixa intensidade (LBI-Biofotônica) no pós parto.

-princípios físicos do laser (fundamentos físicos: ondulatória, característica das ondas, frequência, espectro eletromagnético, óptica, tipos de luz, características da luz LASER e funcionamento do aparelho de laser de baixa intensidade).

-mecanismos de ação do laser.

-interação e ação do laser nos tecidos biológicos.

-ação dos diferentes comprimentos de onda do laser de baixa potência a nível celular (BIOQUÍMICA).

-dosimetria.

-parâmetros para dosimetria (densidade de potência, densidade de energia, modos de irradiação, penetração nos tecidos, etc).

-Lei de Arnold Shultz.

-laserterapia sistêmica (ILIB).

-terapia fotodinâmica (PDT).

-efeitos terapêuticos (analgesia, cicatrização/regeneração  e modulação da inflamação).

-relembrando: avaliação de feridas e visão holística sobre a lesão (leito, borda, área perilesão, área a distância da lesão, artérias locais, linfonodos sentinelas).

-os tempos do processo de cicatrização/regeneração (base para pensar em uma nova sessão).

-relembrando: anatomia e tipo de tecido (mamas, períneo/ pelve e abdome).

-aspectos a serem avaliados nas feridas (mamilares, ferida operatória, laceração, episiotomia).

-tipos de feridas mamilares.

-biossegurança (ABNT NBT IEC).

-como cuidar do aparelho (uso do produto correto para não danificá-lo).

-técnica de aplicação.

-aplicações clínicas com casos clínicos, protocolos e ensino do raciocínio clínico para escolha de dosagem e forma de aplicação.

Abordando: apojadura, ingurgitamento mamário, lesões mamilares (escoriação, fissura e erosão), FO de cesárea, laceração de períneo, episiorrafia, mastite, candidíase, hemorroida e assadura em bebês.

-uso de coberturas (curativos) para trabalhar em conjunto com laser.

-aplicação prática em mulheres no puerpério (a depender de voluntárias para ocorrer).

 

O material de apoio será enviado por e-mail para os participantes que podem imprimir e levar o material no dia do curso. Os participantes também vão receber um certificado após a conclusão do curso.

 

Data: 02 de junho de 2018

Público alvo: enfermeiros, obstetrizes, fisioterapeutas e médicos

Carga horária: 8h30 às 18h30 (10 horas/aula)

Investimento: R$ 800,00

Corpo docente: Cristiane da Rocha Ferreira Dias.

Enfermeira graduada pela USP-SP, especialista em UTI pelo Hospital Sírio Libanês, Especialista em Gestão de Saúde pelo Senac São Paulo, Consultora em Amamentação, Laserterapeuta, Enfermeira Centro de Saúde na Prefeitura Municipal de Campinas (pré natal, amamentação e pós-parto), membro da Sociedade Brasileira de Laser.

 

Please reload

Siga a Moara

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Bebês e crianças têm atividades musicais e sensoriais na Casa Moara

October 15, 2019

1/10
Please reload

Em Destaque

Leia por Tema

Posts Recentes

Please reload

Fotografias por:  Kátia Ribeiro,  Bia Takata, Lela Beltrão, Marcelo Min, Cristiane Pereira e Carla Raiter / Acervo Casa Moara