Toxoplasmose; o que é a doença e como se prevenir

08/04/2019

 

A toxoplasmose é uma doença muitas vezes silenciosa, mas que pode deixar sequelas graves se não for tratada e os cuidados devem ser ainda maiores com as gestantes.  O médico infectologista Thiago Zinsly Sampaio Camargo foi entrevistado pela Casa Moara para falar um pouco sobre como tem notado aumento dos casos no seu consultório  e os cuidados que devem ser adotados.

Casa Moara - Aumentaram os casos de toxoplasmose em SP? E no Brasil? 

Dr Thiago Camargo - Existiu recentemente um grande surto em Santa Maria no RS que foi oficializado em abril de 2018 (talvez o maior do mundo, inclusive). No consultório, percebemos atualmente um número de casos maior que o habitual na cidade de SP, mas estes dados da cidade ainda estão sendo analisados pelos órgãos responsáveis. Após esta análise, que deve ser concluída em breve, saberemos se estamos tendo mais casos que o esperado normalmente.

 

Casa Moara - Como a toxoplasmose é trasmitida?

Dr Thiago Camargo - As formas mais comuns de contrair toxoplasmose são: ingestão do protozoário (parasita) direto do meio ambiente; ingestão de carne de animais infectados – ou de frutas ou vegetais contaminados; transmissão da mãe para o feto – também conhecida com transmissão vertical; ou transmissão através de um transplante de órgãos de um doador infectado.

 

Casa Moara - Quais cuidados devemos adotar para prevenir a doença?

Dr Thiago Camargo - A prevenção é baseada em: cozinhar bem as carnes; lavar as tábuas de corte e/ou outros utensílios de cozinha com água quente e sabão após o contato com carne crua; não tomar leite não pasteurizado; lavar bem frutas e vegetais; evite frutos do mar crus que possam ter vindo de águas contaminadas; evite contato com terra ou areia que possam estar contaminadas com fezes de gatos – se o contato não puder ser evitado, use luvas e depois lave as mãos com água e sabão. Gatos domésticos que são alimentados com comida processada seca ou enlatada não representam um risco – já os que comem carne crua sim.

 

Casa Moara - Existem vacinas para prevenir a doença?

Dr Thiago Camargo  - Infelizmente não existe uma vacina para prevenção da doença. Entretanto, no Brasil, estima-se que 78% da população adulta já foi contaminada pelo toxoplasma previamente, não sendo susceptível a uma nova infecção – ou seja, já tem imunidade para a doença.

 

Casa Moara - Algum grupo deve ter algum cuidado especial para a doença ?

Dr Thiago Camargo - As gestantes com sorologia negativa para toxoplasmose (isto é, as que nunca tiveram a doença previamente) devem ter atenção especial às formas de prevenção que conversamos acima. E, caso tenham a doença durante a gestação, a medicação especifica deverá ser iniciada. Já os pacientes imunossuprimidos (transplantados, HIV ou realizando tratamentos que diminuam sua imunidade) também devem ficar atentos. Neste caso, tanto para a infecção, como uma reativação da doença – que pode acontecer neste grupo.


Casa Moara - O que você atribui a ocorrência desse surto?

Dr Thiago Camargo - O surto recente de Santa Maria no RS ocorreu provavelmente por contaminação da água ou hortaliças. Entretanto, o parasita não foi identificado em nenhuma fonte ambiental dos pacientes infectados.


 

Casa Moara - Como a doença é tratada? Pode deixar sequelas?

Dr Thiago Camargo - Nos pacientes que não tem problemas de imunidade somente tratamos a forma ocular da doença. Já nos indivíduos com imunidade comprometida (HIV, transplantados, entre outros) utilizamos uma combinação de antibióticos por algumas semanas. Nas gestantes, utilizamos medicações diferentes dependendo da idade gestacional e da eventual confirmação da infecção fetal. No imunocompetente geralmente a infecção pode trazer muitos sintomas como febre, aumentos dos gânglios, cansaço e anemia, mas é auto limitada e não precisa de tratamento. É importante dizer que a forma ocular pode comprometer a visão de forma definitiva.

 

A infecção fetal pode trazer consequências graves, entre elas alterações cerebrais importantes, cegueira e abortamento. Entretanto, não é sempre que a gestante contaminada durante a gravidez transmite a doença para o feto. Além disso, existem medicações que diminuem a chance desta transmissão.

 

Please reload

Siga a Moara

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Bebês e crianças têm atividades musicais e sensoriais na Casa Moara

October 15, 2019

1/10
Please reload

Em Destaque

Leia por Tema

Posts Recentes

Please reload

Fotografias por:  Kátia Ribeiro,  Bia Takata, Lela Beltrão, Marcelo Min, Cristiane Pereira e Carla Raiter / Acervo Casa Moara